quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Jornal catarinense é condenado por abuso

Jornal terá que fazer esclarecimento sobre assédio, assinar autoria de fotos e regularizar os sem registro

24/09 - Uma ação do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina junto ao Ministério Público do Trabalho resultou em ajustamento de conduta com nove itens, que o jornal Notícias do Dia de Florianópolis se compromete em cumprir, a partir de hoje, sob pena de pagamento de R$ 30 mil de multa por infração ou por trabalhador encontrado em situação irregular. As cláusulas que a empresa assumiu o cumprimento são:

1 - orientar os superiores hierárquicos para que deixem de maltratar ou humilhar os trabalhadores;
2 - abster-se de coagir e pressionar os empregados;
3 - promover esclarecimentos quanto ao tema assédio moral, com no mínimo duas palestras e distribuição de material escrito a cada trabalhador. As palestras devem ser realizadas em até 60 dias, assim como a entrega do material impresso;
4 - parar de descontar, dos trabalhadores, qualquer valor que não aqueles legais;
5 - creditar todas as fotos publicadas, inclusive as de arquivo, assim como cessar a comercialização de fotos sem a autorização do autor;
6 - remunerar em dobro o trabalho prestado aos domingos e feriados;
7 - manter registro fidedigno da jornada de trabalho;
8 - remunerar as horas extras com o adicional previsto na convenção coletiva;
9 - proceder, em no máximo 30 dias, o enquadramento dos repórteres-fotográficos e ilustrador que estão sem registro profissional, encaminhando os documentos necessários ao Sindicato dos Jornalistas.

* * *

Créditos para o meu amigo Maurício Tussi, que me encaminhou, e ao Sindicato dos jornalistas de Santa Catarina, que publicou essa matéria no site.

Nenhum comentário: