terça-feira, 11 de setembro de 2007

Plágio da Globo

Mais um exemplo de péssimo jornalismo na internet para nós, estudantes de jornalismo; principalmente por se tratar da Rede Globo - que não é qualquer empresa - e do site GloboEsporte.com - que não é qualquer sitezinho mantido a base de CTRL+Cs e CTRL+Vs.

Meu amigo e ex-aluno do curso de Jornalismo da UFSC, Robson Martins, escreveu a seguinte matéria para o site Paranistas.com.br:

Torcida vai ao aeroporto e jogadores fogem pelos fundos
(http://www.paranistas.com.br/NOTICIAS/cobranca_aeroporto.htm)

"Cerca de 40 torcedores paranistas foram neste domingo ao aeroporto Afonso Pena, na chegada da equipe do Paraná após a goleada contra o São Paulo, para cobrar melhores apresentações do Tricolor. Por iniciativa de seguranças da Infraero, a delegação paranista não passou pelo saguão principal, entrando no ônibus por outra saída. Mesmo assim, os torcedores seguiram o veículo.

Até a chegada na Vila Capanema, a delegação paranista foi escoltada pela polícia. Mesmo assim, os jogadores tiveram que ouvir xingamentos e reclamações, principalmente para o zagueiro Toninho e o atacante Vandinho. Já no estádio, os protestos continuaram, mas de forma pacífica.

Segundo membros da Fúria Independente, será dado uma trégua de 90 minutos, durante o jogo contra o Náutico, na próxima quinta-feira. A torcida exigiu mais atenção dos atletas e avisou que, em caso de nova derrota, a situação vai piorar.

Esta é a primeira reclamação mais exaltada da torcida neste ano. Algumas rodadas atrás, alguns participantes da organizada se reuniram com os jogadores e o então técnico Gilson Kleina, mas de forma bem mais amigável que agora.

Agenda da semana
O Tricolor treina nesta segunda-feira, em dois períodos. Já na terça e na quarta-feira os treinamentos são apenas na parte da tarde. Na quinta-feira há o jogo contra o Náutico.

O Paraná volta aos treinos na sexta-feira à tarde e no sábado de manhã, para o jogo de domingo, contra o Corinthians.

Com informações do Lance, do Futebol pr e da assessoria do clube.

por ROBSON MARTINS
03/09/07"


Eis que surge, no site GloboEsporte.com, a mesma matéria, idêntica, na íntegra. E sem os créditos do Robson ou qualquer citação a nenhum outro local. Como se eles tivessem apurado e escrito toda a matéria. (http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Parana/0,,MUL98387-4408,00.html)

Update: pelo menos a matéria foi retirada do ar após meu amigo reclamar para o editor do site. Será que alguém foi punido - ou, pelo menos, notificado - sobre o CTRL+C, CTRL+V descarado? Estou esperando mais informações do meu amigo.

Nenhum comentário: