quarta-feira, 25 de julho de 2007

Fama & Anonimato

Ótima leitura para as férias. Gay Talese escreve com fluidez e ritmo, de um jeito que te prende e te faz imergir na história. Não a toa é considerado por muitos o melhor jornalista de todos os tempos. Leitura obrigatória para qualquer estudante ou profissional que ainda não conhece seus textos.

E não é que tomei um susto quando lia a página 169: "Quando David Steinman tinha catorze anos, conseguiu um passe [e conta toda trajetória de como Steinman se tornou engenheiro e construtor de pontes para, no meio do parágrafo:] Mais tarde foi engenheiro consultor de projeto e construção da ponte de Florianópolis, no Brasil, da ponte Mount Hope em Hode Island" e por aí vai.

É só uma curiosidade em meio a 536 páginas, mas me faz pensar que a ponte que já atravessei três vezes em dois anos na Universidade está imortalizada no texto de um mestre do jornalismo, mesmo que seja só uma minúscula citação.

[Capa do livro tirada do site da editora Companhia das Letras.]

Um comentário:

Fabiane de Souza disse...

Nunca li Talese...
Tem uma reportagem sobre ele na "Brasileiros", a nova revista, sabe? Mas ainda não li. Depois posso emprestar se quiser ;*